Os Serviços Residenciais Terapêuticos são "pontos de atenção" que integram a chamada "Rede de Atenção Psicossocial" (RAPS) para pessoas com sofrimento mental.
Constituem um dos eixos da RAPS como estratégia de desinstitucionalização na medida em que visa interromper o cuidado asilar das pessoas internadas nos hospitais psiquiátricos por um período maior que dois anos. São unidades residenciais cuja missão é quitar uma dívida histórica que o Brasil possui com os usuários de saúde mental que, por longo período, receberam como única oferta a internação nos manicômios brasileiros.
Sabe-se que as pessoas longamente internadas nos hospitais psiquiátricos e hospitais de custódia vivenciam importante prejuízo, dentre eles, o comprometimento dos vínculos comunitários e familiares. Além disso, experimentos demonstraram a ocorrência de fenômenos indesejáveis resultantes de processos de confinamento dos indivíduos, como, por exemplo, a experiência de aprisionamento de Stanford.
As Residências Terapêuticas visam reestabelecer, na medida do possível, a convivência em comunidade das pessoas que viveram por mais de dois anos ininterruptos em hospitais psiquiátricos. Também possuem a importante missão de resgatar possíveis vínculos familiares perdidos em consequência do tempo de asilamento. Trata-se, portanto, de uma estratégia de cuidado que desconstrói a ideia de loucura como sinônimo de aprisionamento e periculosidade, visto que investe na convivência em comunidade e circulação dos usuários no espaço da cidade.
As Residências Terapêuticas dependem de uma rede extra-hospitalar, com serviços de Saúde Mental estando, necessariamente, vinculado a um serviço de referência, que pode ser um CAPS, um serviço ambulatorial de saúde mental ou a uma equipe de saúde da família com apoio matricial em saúde mental.
As residências terapêuticas de Jundiaí são caracterizadas como tipo 2 – moradores necessitando de cuidados e acompanhamento nas 24 horas do dia.
As Residências Terapêuticas estão localizadas na Rua Hacib Kalaf, 190 – Jardim Paulista e Rua Vinícius de Moraes, 26 – Jardim Liberdade, ambas no Município de Jundiaí.
Casa Jardim Liberdade
Casa Jardim Paulista
Contato
Atendimento Segunda-Sexta: 8:00hrs às 18:00hrs
Rua Prof. Giácomo Itria, 393
Anhangabaú / Jundiaí (SP) / CEP 13208-070
(11) 4522-4277 / 4522-0648 / 4522-6898
(11) 93078-6106
cead@ceadjundiai.org.br
Links